terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DICAS DE COSTURA - parte II

Bem meninas, as dicas a seguir são sobre os utensílios básicos, isto é, indispensáveis para quem pretende dar início ao aprendizado de corte e costura.
São eles:
Tesouras: o mais interessante é adquirir 3 tesouras
1 para tecido – não se deve usar essa tesoura para cortar outros materiais porque ela pode perder o fio do corte, isto é, ficar desamolada.
1 para papel
1 tipo alicate para pontas de linha
Alfinetes:devem ser inoxidáveis e deve-se escolher aqueles mais finos. Os mais grossos podem puxar o fio dos tecidos mais delicados tipo cetim ou chiffon.
Agulhas de mão: o ideal é comprar um recipiente com várias espessuras e tamanhos de agulhas, assim você poderá usar de acordo com o tipo de tecido.
Papel carbono: é indispensável para transferir ao tecido as marcações de bolsos, lapelas, pences etc. É usada junto com a carretilha.
Carretilha: em parceria com o papel carbono irá lhe auxiliar em muitos procedimentos durante o transporte do molde para o tecido.
Fita métrica: indispensável. Você fará uso desse utensílio inúmeras vezes.
Giz de alfaiate ou caneta: irá lhe auxiliar a transferir as partes do molde para o tecido. Algumas costureiras preferem usar o papel carbono e a carretilha, mas devo lembrar que as marcações feitas pelo carbono não são facilmente apagadas (tenho peças de roupa que já foram lavadas várias vezes e ainda possuem os pontinhos), por isso se tiverem que dar mais folga ao vestido, blusa, saia etc. o mais aconselhável é usar o giz ou a caneta.
Linhas: atualmente as mais vendidas, nas lojas de armarinho, são as com composição 100% poliéster (ou PE), mas também encontramos linhas: 100% algodão (ou CO) e 63% poliéster e 37% algodão. As linhas de poliéster na numeração 120 são as mais indicadas para confeccionar vestidos, saias, blusas etc., onde o tecido possua em sua composição alguma porcentagem de elastano, pois caso você use a linha 100% algodão os pontos de costura irão quebrar, já que esse tipo de linha não possui elasticidade.
LEMBRETE: não usar o ferro de passar roupa em temperaturas muito altas nas roupas confeccionadas com linhas de poliéster, pois elas tendem a derreter. Orientem suas secretárias do lar, diaristas, passadeiras ou vocês mesmas quanto a temperatura do ferro, o ideal é ficar numa posição de temperaturas menos elevadas, em algumas marcas de ferro de passar roupas é a posição 2 ou 3. 
Dedal: indicado para proteger o dedo médio. Particularmente não tenho costume de usar, embora seja útil quando se borda alguma peça de roupa ou acessório. A desenvoltura no uso desse utensílio depende do uso contínuo.
Abridor de casas: esse utensílio é ideal para desfazer costuras, não sei viver sem ele.
1. papel carbono
2. linha poliéster
3. linha poliéster/algodão - Corrente Laranja
4. linha 100% algodão - Corrente Marrom
5. carretilha
6. tesoura p/ tecido - marca MUNDIAL
7. tesoura p/ tecido - marca TRAMONTINA
8. tesoura p/ papel - marca MUNDIAL
9. tesoura (alicate) p/ pontas de linha - chinesa
10. fita métrica
11. abridor de casas
12. caneta de alfaiate
13. alfinetes
14. agulhas de mão
15. dedal
16. giz de alfaiate

3 comentários:

  1. Oba!!! Adoro suas dicas!!! Quando será que vou tirar minha máquina da caixa??? Bjk!!

    ResponderExcluir
  2. Menina quanta coisa, meu sonho é um dia saber costurar... mas acho tão difícil... Talentosa vc!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...