quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DICAS DE COSTURA - parte III


Olá, meninas
Hoje atendendo a um carinhoso pedido de Jane do blog Lookbook Estilosas, acredito que ela seja uma das minhas leitoras mais assíduas quando falo sobre assuntos de corte e costura... rsrsrs
Bem, segundo ela, gostaria de dicas de costuras a mão já que ainda não possui uma máquina de costura.
Primeiramente gostaria de dar uma dica de livros:
O grande livro da costura – esse não se encontra mais a venda nas livrarias, sua última edição foi por volta de 1990, mas procurando em sites ou sebos de livros usados talvez consigam adquirir um exemplar. Indico também averiguar junto a avós, tias, madrinhas, pois era um livro muito utilizado antigamente.
A bíblia da costura – é uma edição mais recente, de 2009, que possui os mesmos ensinamentos que o livro anterior, apenas com uma nova roupagem. Pude notar que esse exemplar encontra-se a venda na Livraria Cultura ao valor de R$109,90, um pouco carinho com certeza, mas quando se leva em conta todo o ensinamento que se poderá tirar desse exemplar, com certeza é um excelente investimento. Pense assim é o preço de uma calça jeans, então vale a pena.
Aprenda a costurar - do Gil Brandão. É possível você encontrar em alguns sites para download gratuito. 
100 Pontos de Bordado – da Coats Corrente também c/ donwload gratuito. VEJA AQUI
Pontos a mão:
1. ponto de alinhavo – como o próprio nome já diz serve para alinhavar, esse tipo de ponto não oferece segurança na costura, podendo os pontos virem a quebrar-se se forem puxados.

 Fonte: www.coatscrafts.com.br

2. ponto atrás – com esse ponto você poderá substituir a costura à máquina, isto é, o ponto fica parecido com costura feita à máquina. Além disso, possui excelente elasticidade se tornando assim muito resistente.

  Fonte: www.coatscrafts.com.br

3. ponto russo – é utilizado para fazer bainha (abanhado) nas peças de roupa. Muito utilizado antigamente quando era considerado deselegante ter a bainha feita à máquina.

 Fonte: www.coatscrafts.com.br

4. ponto de chuleio – utilizado para fazer acabamento evitando que o tecido desfie. É usado em substituição ao ziguezague ou ao ponto de overloque.

 Fonte: O grande livro da costura

5. ponto de caseado – usado para fazer as casas de botão, também é indicado para fazer acabamentos em bordados aplicados. Dica basiquinha: quando uma roupa de malha se descostura (nas partes de união. Ex.: na costura do ombro ou então debaixo do braço) esse pontinho é ideal para dar aquela ajeitadinha e não perder sua roupa e nem pagar um bom dinheiro nessas oficinas de consertos de roupa.


 
  Fonte: www.coatscrafts.com.br

Passo a passo para fazer uma casa de botão:

Fonte: O grande livro da costura




3 comentários:

  1. Oiii..Ci..comovc está? Adorei este post, obrigada pelas dicas...beijosss
    Angélica
    http://angelicmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho o grande livro da costura que baixei,mas não lembro aonde rsrrss,mas não é dificil encontar.AS dicas como sempre maravilhosas.
    bjs
    Jane

    ResponderExcluir
  3. Taí uma coisa que tenho vontade em aprender...costurar...um dia...rsr, bjs!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...