sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dicas de costura - parte I

Pude observar entre as blogueiras amigas que muitas desejam aprender a fazerem suas próprias roupas. Por isso, alguns meses atrás fiz posts sobre curso de corte e costura e máquinas de costura.
É certo que, a maioria das meninas trabalha e algumas vezes é difícil conciliar um curso desses com a rotina diária de trabalho, casa, marido, filhos etc.
Então para ajudar vou começar a selecionar alguns assuntos sobre esse tema e irei postando ao longo do tempo.
As dicas que darei abaixo são para a confecção de roupas em tecido plano com ou sem elastano. No caso de malharia o maquinário é outro, por isso merece um post em separado.
Primeiras dicas sobre maquinário:
1. para quem ainda não possui máquina de costura o ideal é comprar uma que faça todo o serviço, isto é, costura reta e acabamento tipo overloque.
Veja sugestões de modelos AQUI e AQUI
2. para aquelas que têm mais espaço em casa e estão dispostas a ter um mine atelier sugiro ter uma máquina de costura tipo ziguezague (doméstica ou industrial) e uma máquina de overloque.

Overloque chinesinha portátil (doméstica)
Overloque chinesinha semi-industrial

Máquina de costura tipo ziguezague – com essa máquina você pode costurar toda a roupa, além de pregar zíper, fazer casa de botão, bordar ou aplicar algum enfeite a peça, substituir o acabamento em overloque pelo ziguezague. Além de outras coisinhas que com o tempo você irá descobrindo.
Máquina de overloque – essa máquina, como o próprio nome já diz, faz apenas o ponto de overloque. Com ela você pode fazer os acabamentos das roupas como também fazer embalagens em TNT (para presentes, sacos p/ acondicionar sapatos, bolsas etc. – o que sua imaginação permitir).
O modelo chamado de chinesinha é o mais indicado para uso caseiro, você encontra ainda em 2 versões: caseira (com motor embutido, mais leve e pode ser colocada sobre uma mesa, bancada etc.) e a semi-industrial (essa já possui motor, vem numa bancada e mais robusta, por isso tem potencia p/ overlocar tecidos mais grossos, mas ocupa mais espaço).
Bem meninas, como última dica desse post, digo que em primeiríssimo lugar, decidam quais os maquinários que vocês devem adquirir para então iniciar nesse mundo maravilhoso do do it yourself (faça você mesmo).

5 comentários:

  1. Adoro quando vc posta sobre dicas de costura!!! bjk

    ResponderExcluir
  2. Ah, Cynthia... tinha amaior vontade de aprender mesmo... Eu cheguei perto quando coloquei uma loja pra mim,mas tinha uma costureira e um cortador... Entretanto, é bacana demais saber confeccionar seus próprios 'tudo'! hehe
    Bjs..

    ResponderExcluir
  3. Meninas faço esses posts pensando em vocês.

    ResponderExcluir
  4. Post altamente útil dona Cynthia Holanda!!!

    ResponderExcluir
  5. Que super dica Cyn..
    eu preciso de uma só tenho a máquina convencional!! Iiiiii pensando eu preciso de algumas pra poder fazer uma boa peça!!

    Bjuzzz.
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir

Dê sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...